Páginas

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Nossas crianças são um espelho de nossas atitudes.

Nossos gestos e nossas palavras são observadas e absorvidas por nossos pequenos. Por isso é importante estarmos atentos de que maneira agimos com eles pois ao falar com eles, ao responder ou não às suas perguntas, ao termos ou não paciência, ao sermos organizados, pontuais, verdadeiros, etc, na verdade estamos ensinando a eles como agir neste mundo no qual eles apenas estão ingressando.

Exemplificando. Se você é paciente com uma criança, dedica tempo a ela, conversa, explica a ela suas dúvidas e responde suas curiosidades, você está ensinando a ela que ter tempo para o outro é importante. Ela irá aprender a conversar, a ouvir e principalmente a respeitar você porque você tem tempo para ela e a respeita através de sua atitude.

Quando você nunca tem tempo para a sua criança, não tem paciência com ela, não se dedica a ela, xinga ou perde a paciência no lugar de sentar e mostrar como é o jeito certo das coisas,  você estará ensinando a ela que ouvir não é preciso e que conversar não resolve nada. Entâo, quando você solicitar a atenção dela e quiser conversar, provavelmente ela não irá lhe ouvir.

É claro que existem adultos que conseguem respeito através de agressividade. Batem ou então ameaçam seus pequenos. Neste caso, a criança em virtude do medo de sofrer alguma agressão pode até se tornar obediente. Só que bater não educa para a vida. Bater pode até fazer com que a criança fique quieta e obedeça, porém, no momento que ela não se sentir mais ameaçada ela irá fazer aquilo que ela quiser e não aprendeu com seus pais que não dedicaram seu tempo e paciência a ela.

Quer dizer que na escola ou no convívio com outras pessoas longe da família que a agride, ela facilmente poderá ser um problema por não ter aprendido seus limites. Ela não aprendeu a ouvir e a conversar e principalmente não aprendeu o significado de seus atos. Isso poderá se tornar um grande problema principalmente na escola e na adolescência. 

Então, escute e converse com seu filho. Assim você estará ensinando a ele a ouvir e a conversar. Não grite com ele, não bata. Se você bater nele para conseguir o que você deseja, ele fará o mesmo com outras crianças pois aprendeu com você.

Tenha tempo para ele. Ele terá tempo para você. (Cris M.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário